terça-feira, 20 de julho de 2010

Liderança em enfermagem

O primeiro passo para o enfermeiro efetivamente exercer uma liderança eficaz, consiste na busca de estratégias que possibilitem este profissional conhecer a si mesmo.

O líder necessita ter um bom autoconhecimento para poder conhecer melhor os liderados, ou seja, o líder deverá desenvolver sensibilidade interpessoal para ser capaz de conhecer os objetivos e expectativas dos liderados.

Compete ao enfermeiro-líder oferecer caminhos que possibilitem o desenvolvimento e aperfeiçoamento do pessoal de enfermagem.

A comunicação é um meio para se aproximar das pessoas, compartilhar idéias e visões, aprimorar a compreensão sobre o trabalho de cada um , monitorar desempenho e conhecer alternativas de futuro. É através da comunicação efetiva que o dirigente líder aprende a respeito dos subordinados e os informa sobre novas possibilidades, criando interdependências e fazendo-os sentirem-se parte de uma equipe.

O líder do futuro eficaz perguntará, aprenderá, acompanhará e crescerá de forma consistente e efetiva. Aquele que não se mantiver aprendendo e crescendo logo se tornará obsoleto no mundo de constantes mudanças do amanhã.

Assim, investimentos na formação do enfermeiro-líder possibilitará a este profissional tornar-se um agente de mudanças, criando inovações com o propósito de melhorar a organização, a equipe de enfermagem e principalmente a assistência prestada ao cliente/paciente.


Referência Bibliográfica: Galvão MC, Trevisan MA, Sawada NO.A liderança do enfermeiro no século XXI: algumas considerações. Rev.Esc.Enf. USP, v.32, n.4, p.302-6, dez. 1998.

1 comentários:

Mari Costa disse...

Oi Carol

Muito legal esse seu post, retratou realmente o que o grande lider precisar ser e fazer, os lideres de hoje, precisam ser intuitivos, visionarios e acreditar em si mesmo e fazer novos lideres.Quem nao tem essas habilidades e competencias, torna-se um peixe fora d'agua.

Bjs no coração

Notícias

Loading...

Sample Text

Estamos de passagem, mas não viemos a passeio